Estão tentando comparar a atual proposta de concessão do Jardim de Alah com o Central Park. Parece piada.
O Central Park tem 3.4 milhões de metros quadrados, que é aproximadamente 60 vezes a área do Jardim de Alah. O Central Park é uma área verde com mais de 18.000 árvores. Em todo o parque existem somente 8 estabelecimentos comerciais, sendo 2 restaurantes e 6 cafés.
Já esta concessão do Jardim de Alah prevê a construção de um estacionamento com 110 vagas além de 50 estabelecimentos comerciais dentro do Jardim de Alah, que incluem: praça de alimentação, 17 mercados, 24 lojas, 6 quiosques, 7 restaurantes, bar, anfiteatro e local para shows. Essas edificações tomariam praticamente toda a área Jardim de Alah, e o novo "jardim" seria o teto verde sobre as construções.
É importante acrescentar que o Central Park é administrado por uma organização sem fins lucrativos, o Central Park Conservancy, que recebe doações de residentes, fundações e empresas. Esse tipo de Parceria Público-Privada é o que a Associação de Moradores do Jardim de Alah vem defendendo e tentando executar há anos mas que não consegue por falta de autorização da atual Prefeitura. A proposta da atual concessão do Jardim de Alah é totalmente diferente, baseada somente na exploração comercial da área privilegiada, permitindo a sua total destruição para a construção de um shopping horizontal com teto verde.
Comments